sexta-feira, 20 de maio de 2011

BINGO MATEMÁTICO

Nessa atividade foram trabalhados não apenas conceitos matemáticos, como divisão, mas sim o desenvolvimento do raciocínio, o respeito à agilidade de cada dupla, o trabalho em grupo e o conceito de perda e ganho, tão comum em nosso dia a dia.
A atividade foi desenvolvida com alunos da 5ª série 4. O material foi levado pronto para a classe e os alunos separados em duplas.
Em seguida foram entregues as cartelas e os feijões (que fariam o papel dos botões) para utilizarem nas marcações dos números.
O bingo da metade consiste em o professor “cantar” o número e o aluno dividir esse número pela metade e achá-lo na cartela.
No início muitos se atrapalharam, marcando o número que era “cantado” e não sua metade. Mas logo na segunda rodada, todos já estavam atentos e rápidos com o raciocínio. Também houve em um primeiro momento um desconforto quanto aos grupos que não conseguiam “bater” ou preencher a cartela.
Como o prêmio para as duplas eram balas, foi comprado o número suficiente para que todos saíssem pelo menos com uma bala, afinal são crianças e o os conceitos de perda e ganho devem ser inseridos aos poucos e com cuidado. Ou seja, o que diferenciava uma dupla a outra era a quantidade de balas que cada uma ganhava.
Ao final da atividade o objetivo foi atingido, mas será feito várias atividades para que outros conceitos matemáticos e de valores sejam inseridos na vida desses alunos.Profª Vanessa
Abaixo algumas fotos dos alunos no decorrer da atividade.













Não é preciso dizer que os alunos adoram esse tipo de atividade! A aula fica mais leve, dinâmica e os alunos desenvolvem o cálculo mental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário